Se você quer viajar muito na vida, seja como nômade digital ou só tirando muitas férias, você precisa conhecer o Worldpackers. É uma forma de viajar muito diferente e mais barata, que proporciona uma imersão cultural que nenhum outro tipo de viagem vai te dar.
Eu acabei de fazer minha primeira experiência Worldpackers e eu estou encantada. Optei por uma vaga no Brasil, para testar como seria esse tipo de viagem sem as barreiras linguísticas (ainda, ano que vem quero tentar para fora do Brasil). Fiz meu worldpackers em um hostel em Capitólio, Minas Gerais, trocando meu trabalho em mídias sociais por hospedagem.
Foi uma experiência incrível! Nesse post vou te explicar como que funciona a plataforma, como se inscrever para os voluntariados e dar algumas dicas que eu descobri no caminho. Se você precisar de ajuda, me manda uma mensagem lá no Instagram, que eu tento responder todo mundo!
Navegue pelo post:
O que é o Worldpackers?
O Worldpackers é uma comunidade que une anfitriões e viajantes, num ambiente perfeito para uma troca de hospedagem por trabalho da forma mais segura possível. É um intermediador de intercâmbios, onde a ideia é passar algumas horas por semana trabalhando para o anfitrião e ganhar, em troca desse trabalho, hospedagem gratuita e dependendo da acomodação, alimentação, passeios, aulas, etc.
A plataforma te dá mais segurança na hora de fazer esse tipo de troca, porque está ali intermediando tudo. Dentro dessa linha do Uber, iFood e outras empresas de tecnologia, que funcionam com base em avaliações, comentários e guardam todos os dados, gerando um ambiente mais seguro. Além disso, no caso do Worldpackers, o viajante tem um seguro incluído, que te dá direito a uma hospedagem de emergência caso aconteça alguma eventualidade.
Acho que basicamente a grande vantagem é ter todo o seu processo de intercâmbio assistido por uma empresa que se preocupa com você. É bem mais seguro fazer um voluntariado pelo Worldpackers do que direto com um hostel ou ONG, porque caso aconteça alguma coisa fora do padrão, a Worldpackers vai intervir, te dar assistência e até tirar o anfitrião da plataforma. Então a gente já sabe que os anfitriões ali foram verificados, temos acesso às reviews de outros viajantes e se for o caso, tem com quem reclamar.
O Worldpackers é uma empresa mundial, você encontra experiências de voluntariado ao redor do mundo inteiro. Tem várias opções e muitas funções diferentes para escolher. Dá para oferecer trabalho voluntário em muitas áreas, desde limpeza e jardinagem, até desenvolvimento de websites.
Tudo depende da sua experiência de trabalho e do que o anfitrião precisa.
Se for fazer parte da comunidade, use o cupom de desconto JULIAORIGE para ganhar US$ 10 OFF na sua assinatura anual. Dica: os planos pack incluem a Worldpackers Academy, que tem cursos de como ser nomade digital e um ótimo voluntário. Ter cursos Worldpackers no seu perfil te ajuda a conseguir mais vagas.
Como funciona o Worldpackers?
Existem vários tipos de anfitriões disponibilizando hospedagem em troca de trabalho, eles são agrupados em categorias:
ONGs
Sítio/Fazenda
Comunidade
Ecovila
Hostels
Projeto de Permacultura
Escola sem fins lucrativos
Homestay
Guest House
Camping
Pousada
Centro holístico
E você pode oferecer diversos tipos de trabalho como viajante, eles separam em categorias também, mas a função pode ser adaptada conforme a vaga de voluntariado. Recomendo que você abra a descrição do Worldpackers de cada vaga e veja o que estão explicando sobre.
As categorias de trabalho voluntário pelo Worldpackers:
Receber e ajudar hóspedes
Reforma e manutenção
Plantio e atividades ecológicas
Comunicação e marketing
Ensinar
Trabalho comunitário
Cozinha e bar
Divertir e entreter hóspedes
Tarefas de casa
Melhorias em sites e SEO
Artes e cultura
Cuidado de idosos ou crianças
Dentro do Worldpackers você vai navegar por todas essas categorias, explorando as vagas disponíveis. Dá para usar filtros para encontrar a vaga de voluntariado perfeita, selecionando por datas disponíveis, tipo de trabalho, localização, etc.
Depois de escolher as vagas que te interessam, e eu recomendo escolher mais de uma, porque nem sempre o anfitrião responde a tempo ou às vezes pode acontecer de ter várias pessoas aplicando pra mesma vaga), você vai se aplicar. É só responder algumas perguntas, escolher as datas desejadas e esperar o anfitrião responder!
É bem importante ter um perfil bem preenchido dentro do Worldpackers, com descrição, experiências de viagem e se possível certificados de cursos da plataforma. É pelo seu perfil que os anfitriões vão te avaliar, como se fosse uma mistura de currículo com perfil do instagram.
Cursos dentro do Worldpackers
O Worldpackers oferece uma área de estudos para quem é membro Pack, são vários cursos online rapidinhos sobre ser voluntário e sobre viver viajando. É bem interessante, tem muitas aulas e fazer os cursos adiciona certificados ao seu perfil, o que pode ser bem legal para conseguir mais vagas de voluntariado.
Você vai encontrar cursos sobre como ser um bom voluntário, sobre como lidar com as suas finanças para poder viver viajando e também sobre formas de ganhar dinheiro viajando. É muito legal, eu acho que vale super a pena.
Alguns cursos muito legais que tem na Worldpackers Academy:
Se for fazer parte da comunidade, use o cupom de desconto JULIAORIGE para ganhar US$ 10 OFF na sua assinatura anual.
Precisa pagar para fazer um Worldpackers?
Sim, para se candidatar as vagas do Worldpackers é preciso assinar a plataforma. A assinatura é anual, com ela você pode viajar quantas vezes quiser como voluntário dentro daquele ano.
Existem 3 tipos de assinatura e esses 3 tipos podem ser assinados para uma pessoa só ou para viajar em dupla.
As assinaturas do Worldpackers são:
Trips
Pack
Pack Plus
Todas elas tem versão solo ou duo, a versão solo você assina para viajar sozinho e a versão duo para viajar com outra pessoa junto. Os planos variam de acordo com os benefícios, saiba mais aqui.
Worldpackers vale a pena? Minha experiência:
Eu acho que o Worldpackers vale muito a pena, tanto no sentido financeiro, para quem quer viajar mais sem gastar com hospedagem, quanto no sentido de crescimento pessoal.
É uma forma diferente de viajar, você vai estar em um ritmo mais lento e isso é bom, mas significa que é preciso ficar mais tempo em cada lugar também. Acho que além da ausência de custo com hospedagem, o que torna o Worldpackers mais barato é o ritmo mais lento também, porque passeando de forma mais devagar você vai conhecendo melhor os lugares, tem indicações mais precisas de onde comer (geralmente mais barato e mais gostoso) e consegue optar por meios de passeio mais em conta, sem a pressa de ter que cumprir um roteiro fechado.
Eu já viajei de muitas formas, meu trabalho hoje é viajar e eu sou muito agradecida por isso. Pra mim não faz taaanto sentido financeiro trocar hospedagem por trabalho, porque eu trabalho viajando, então qualquer viagem pra mim já inclui uma carga horária, em que eu preciso sentar para editar vídeo, escrever etc. E vem também com uma remuneração por aquela viagem. Eu acabo ganhando bem mais trabalhando pra mim mesma nessas horas de voluntariado do que é a remuneração paga em hospedagem.
Mas eu não fui para esse Worldpackers pensando em economizar, eu queria uma experiência mesmo. E claro, esse meu caso é muito específico, pra grande maioria das pessoas vai fazer muito sentido financeiro.
Fazer esse voluntariado foi um desafio pessoal, que me deu muito medo. Eu evito falar disso muitas vezes na internet, porque as coisas ficam difíceis, mas eu sofro de transtorno de ansiedade generalizada e ele é muito forte. Principalmente após pandemia, onde eu passei por umas fases beeem difíceis financeiramente, emocionalmente, engordei um monte, etc. E uma das minhas maiores dificuldades com a ansiedade (e crises de pânico, porque eu tenho muitas, apesar de estar fazendo tratamento) é lidar com pessoas que eu não conheço.
Eu não era assim, mas algo aconteceu e se tornou cansativo e apavorante pra mim conversar com qualquer pessoa que eu não conheço nos últimos anos. Quando surgiu a oportunidade de ir nesse Worldpackers eu fiquei bem apavorada, porque é uma situação bem diferente e lida com várias pessoas. Atenção, eu sou extremamente funcional, faço tudo que eu preciso fazer, mas me custa muito.
Decidi buscar essa experiência justamente para me colocar num cenário diferente e que pudesse quebrar um pouco os padrões da minha ansiedade. E foi muito bom. Foi cansativo também, porque são situações desafiadoras pra mim, mas foi fantástico. Eu pude viver uma outra vida por um tempinho, estar totalmente aberta a conhecer gente nova e lugares novos, de uma perspectiva de morador e não de turista.
Consegui conhecer Capitólio de um ângulo muito mais interno do que qualquer turista, mesmo em pouco tempo. Porque eu estava imersa ali, acompanhada de alguém que vive ali e está disposto a mostrar tudo e compartilhar comigo.
Fui fazer um voluntariado em mídias sociais, então a vaga de trabalho era criar conteúdos para o Instagram do hostel onde eu fiquei hospedada. Que é um hostel fantástico, aliás, com uma vista sem igual.
O hostel é do Mateus, que cuida de tudo sozinho. E ele é muito legal, super simpático, mente aberta, me senti super acolhida. O local do hostel é lindo, a cidade também. Tem muita coisa para visitar e explorar, principalmente natureza. No caso desse voluntariado em específico, as funções não estavam muito bem definidas, porque o próprio dono do hostel não entendia muito de redes sociais.
Como eu entendo, me propus a fazer um plano de comunicação para ele e alguns conteúdos. Esse plano ficou como um guia para ele mesmo e para os próximos voluntários e eu acho que ajudou muito mais do que se eu tivesse me concentrado apenas em fazer muitos conteúdos.
Fiquei muito feliz com esse trabalho porque eu consegui ver meu conhecimento ajudando outra pessoa, consegui sentir que eu tava ajudando de verdade. Eu trabalho muito sozinha, sou blogueira de viagem em tempo integral e muito do meu negócio eu que criei, testando e inventando coisas. Então eu não sei muito bem a aplicabilidade disso tudo fora da minha empresa, do meu modelo de negócio. E é muito legal ver que os conhecimentos que eu adquiri trabalhando pra mim mesma ajudam outra pessoa no negócio dela.
Eu gravei um vídeo mostrando como foi a minha rotina de voluntariado nesse worldpackers:
Se for fazer parte da comunidade, use o cupom de desconto JULIAORIGE para ganhar US$ 10 OFF na sua assinatura anual.
Pra mim fez super sentido começar minhas experiências de voluntariado pelo mundo dessa forma, dentro do Brasil e trabalhando na minha área. Mas a sua escolha pode ser completamente diferente da minha.
Acho que o Worldpackers proporciona a oportunidade de viver uma vida diferente da nossa, por um tempo limitado. E às vezes é exatamente isso que a gente quer, ter várias vidas dentro de uma só.
Dicas para quem vai fazer Worldpackers:
Preencha muito bem o seu perfil, é ele que vai mostrar quem você é para o anfitrião
Aplique para várias vagas no mesmo período, nem todos respondem rápido o suficiente
Vá de coração aberto, você pode encontrar pessoas fantásticas no caminho
Considere ficar mais tempo em cada viagem, você vai estar trabalhando meio período então vai precisar de mais tempo para conseguir fazer todos os passeios
Leve roupas para trabalhar, dependendo da sua função podem ser necessárias roupas diferentes (tipo jardinagem, limpeza, etc)
Se for fazer parte da comunidade, use o cupom de desconto JULIAORIGE para ganhar US$ 10 OFF na sua assinatura anual.
Comments