top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png

Parque Farellones: ingressos, melhor meio de transporte e dicas pra economizar

farellones chile

Se você vai conhecer a neve no Chile, provavelmente o Parque de Farellones está nos seus planos de viagem. É o mais famoso parque de neve, o único nos arredores que dá para aproveitar várias atividades - mesmo para quem nunca colocou o pé num esqui. Isso faz ele ser concorridíssimo, dependendo do dia, as filas de cada brinquedo beiram as duas horas.

Eu fui conhecer Farellones e separei algumas dicas de viagem pra você aproveitar melhor o parque e economizar - tempo e dinheiro.

O parque de Farellones se chama oficialmente Centro Farellones - esse é o site deles - ele fica na vila de Farellones, no meio da Cordilheira dos Andes a cerca de 1h20min de carro de Santiago. Mas isso é só se estiver sem trânsito, não conte com esse tempo.

É uma ótima opção de bate e volta de Santiago para conhecer a neve! Farellones é uma vila também, então se quiser se hospedar por lá é possível, eu fiquei com vontade de ter uma experiência dessas de se hospedar na montanha. Na próxima vez que eu for para lá quero fazer isso.

Existem opções de hotel e de hostel inclusive! Veja aqui

Como é o parque de neve de Farellones?

É um parque no meio da montanha, bem grande e todo a céu aberto, onde tem várias pistas de esqui, snowboard e brinquedos de neve. Como se fosse um parque de diversões na neve. Tem trenó, tubbing (que é tipo uma boia), individual e de grupo, tirolesa e muiiita neve.

Ele tem duas partes principais, uma num nível mais acima da montanha e outra mais baixa. Elas são interligadas por um teleférico que faz parte das atrações do parque.

Nós fomos com um transfer que contratamos pelo GetYourGuide e ele nos deixou na parte de cima do parque de Farellones. Foi ótimo porque já tivemos a vista incrível, pudemos brincar com e neve e bater fotos e depois descemos com o teleférico para a parte onde tem os brinquedos.

Teleférico de Farellones

O parque é grande e tem várias atividades, além da atração principal que é simplesmente estar no meio daquela neve toda. Mas ele também é bem cheio, e como a maioria das pessoas vai para ir nos brinquedos e não nas pistas de esqui, as filas são gigantescas.

Eu gostei muito de visitar o parque, da vista e do teleférico. Mas não consegui ir em nenhum brinquedo, até fiquei em uma fila por 40min, mas eu vi que iria pelo menos mais duas horas para poder andar no tubbing e desisti. Preferi só andar no parque e curtir a neve mesmo.

O teleférico de Farellones foi uma das experiências mais incríveis que eu já vivi, é muito doido porque é um silêncio ensurdecedor, calmante. E toda aquela neve. Uma paisagem de outro mundo.

Fiz minha visita no começo de agosto, num dia de sol. Foi um dia lindo e valeu a pena, mas eu não aconselho a ir com expectativas de aproveitar muito os brinquedos. Talvez a melhor ideia seja chegar e ir correndo pra uma fila e depois tirar fotos e brincar com a neve. Todo mundo chega e fica abismado com a neve, vai tirar fotos e vídeos e deixa os brinquedos pra mais tarde.

Veja o vídeo que eu gravei em Farellones:

Melhor Época para Visitar

A melhor época para visitar Farellones é entre junho e setembro, quando o inverno está no auge e você encontra a neve no ponto certo para as atividades. Fora dessa temporada, o parque continua aberto, mas com atividades diferentes, como trilhas e mountain bike.

Onde comprar ingressos para Farellones?

Antes de ir para o Chile eu consultei algumas agências de viagem para ver como iria fechar esse passeio. Pelas agências ele estava saindo em média R$ 650 (preços de agosto de 2024), mas eu consegui por R$ 400.

Em vez de fechar o passeio completo com uma agência de viagem eu comprei os ingressos do parque de Farellones pelo site oficial e contratei um transfer pelo GetYourGuide.

O site de Farellones oferece um desconto de 10% pagando com cartões VISA, usei o meu cartão da Nomad pra pagar e consegui economizar um tanto assim. Dois ingressos sairam por 81.000 pesos, ou 85 dólares.

Se for abrir uma conta da Nomad use meu código de convidado JULIAORIGE20 para ganhar até 20 dólares de cashback na primeira operação de câmbio em até 15 dias

desconto farellones ingresso

Pelo transfer eu paguei 56 dólares para duas pessoas. Então no total gastamos 141 dólares, que deram R$ 800,52 pela Nomad. Se eu tivesse fechado com agência esse mesmo passeio para duas pessoas sairia por R$ 1300.

Farellones
O parque de Farellones tem parceria com a VISA

Como chegar no parque de Farellones?

Farellones fica a cerca de 55km do centro de Santiago, que sem trânsito e de carro dá 1h20min. Você consegue chegar lá com carro alugado, tem estacionamento na base do parque ou de transfer. A estrada que chega em Farellones é uma serra no meio da neve, não recomendo para motoristas inexperientes.

Mas também não vou te dizer que é um absurdo de perigoso ir sozinho, por mais que tenha neve os caminhões de limpeza passam tirando a neve com frequência então a pista em si não tem gelo. Só é realmente perigoso durante nevascas. Em dias de céu limpo eu iria tranquilamente de carro numa próxima vez.

Dessa vez eu fui de transfer, porque esse era o único passeio que eu utilizaria um carro e achei que não valeria a pena alugar pelo meu orçamento. Reservamos pelo GetYourGuide e a empresa era brasileira.

Passaram para nos pegar na esquina do nosso Airbnb às 5:20 da manhã (sim), como o tranfer pega todos os passageiros nos seus hotéis leva um tempinho até sair da cidade e é escolhido esse horário pra fugir do trânsito de Santiago.

Daí eles param num rental de roupas de neve, onde você consegue alugar um kit de roupas no dia e devolver na volta. Eu não fiz isso, comprei minhas roupas antes, numa mistura de brechós de Santiago e pedidos da Shein.

farellones
Preços de aluguel de roupa no rental

Dica de conversão: pra ficar mais fácil de pensar na conversão de pesos/reais/dólares, considere 10.000 pesos = 10 dólares, que são mais ou menos 60 reais. Eu achei mais fácil de pensar dessa forma e de saber quanto dinheiro eu estava gastando. Como eu usei a conta da Nomad pra levar dinheiro - e ela fica em dólares - foi tranquilo de ir se organizando financeiramente.

Se for abrir uma conta da Nomad use meu código de convidado JULIAORIGE20 para ganhar até 20 dólares de cashback na primeira operação de câmbio em até 15 dias

Esses preços da foto são de agosto de 2024!

Nesse rental o valor do kit do que você precisa pra ir pra neve (bota, casaco, calça, luvas, óculos) sai por 40.000 pesos (uns 240 reais).

A parada do rental durou 1 hora no total, porque formou uma fila gigante, são várias as agências de turismo que passam por lá. Depois seguimos para Farellones.

Pegamos um trânsito anormal e chegamos no parque quase 11h da manhã, quando a previsão era 9h30. Mas considerando isso a agência estendeu uma hora a estadia, saímos do parque às 15h30 em vez das 14h30 que tinham sido combinadas anteriormente.

A volta foi o mesmo trajeto, parada no rental para devolver as roupas e deixar todo mundo no seu hotel ou Airbnb.

farellones

Como se vestir para ir para Farellones?

Gravei um vídeo mostrando como eu me vesti para ir passar um dia no parque de neve de Farellones:

Basicamente você vai precisar de:

• Uma camada de roupas térmicas (calça + blusa)

• Meias quentinhas

• Botas impermeáveis

• Gorro!

• Cachecol

• Luvas de neve (é importante ser de neve, elas são impermeáveis)

• Calça + casaco impermeável ou macacão impermeável

Eu comprei também esses adesivos esquentadores e me ajudaram muito! Aconselho investir num pacotinho desses, faz muita diferença e é fácil de carregar.

Espero que você se divirta muito na sua visita a Farellones!