top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png

Isla Saona: como fazer o passeio com ou sem excursão

Atualizado: há 1 dia

isla saona
Isla Saona

Se você está planejando uma viagem para Punta Cana ou outro destino na República Dominicana, com certeza já ouviu falar da Isla Saona. Esse paraíso caribenho, com praias de areias branquinhas e mar azul-turquesa, é um dos passeios mais famosos do país – e não é à toa.


Mas será que vale a pena fazer o passeio com uma excursão ou por conta própria? Essa foi a dúvida que me surgiu logo que eu comecei a fazer meu roteiro. Não costumo gostar muito de excursões porque é tudo muito corrido e eu queria poder aproveitar a Isla Saona.


Neste post, vou te contar tudo o que você precisa saber para visitar a Isla Saona da melhor forma: como funcionam as excursões, se é possível ir sem agência, quais são os custos envolvidos e dicas essenciais para aproveitar essa ilha paradisíaca no Caribe.



Onde fica a Isla Saona?

A Isla Saona fica perto de Punta Cana - mais ou menos 1 hora de carro até o porto de Bayahibe + 1 hora de barco até Mano Juan, que é o povoado da Isla Saona.



Como fazer o passeio para Isla Saona?

Você tem basicamente 3 opções:


Passeio de catamarã para Isla Saona

A forma mais popular - e mais barata - de conhecer a Isla Saona é ir de passeio de catamarã. Esse passeio inclui um ônibus de transporte da sua hospedagem em Punta Cana até Bayahibe, onde você vai pegar o barco, o passeio de barco e o almoço na Isla Saona.


É um passeio de dia inteiro, saindo de manhã e voltando final de tarde. Tem uma parada numa piscina natural com estrelas do mar e o barco vai te levar nos locais mais bonitos da ilha.


O almoço é feito na praia da vila de Mano Juan, onde tem um povoado e alguns restaurantes.


isla saona

Passeio de lancha rápida para Isla Saona

Já o passeio em lancha rápida é mais caro e mais exclusivo, porque vai com um grupo menor de turistas, isso faz os deslocamentos serem mais rápidos e objetivos, te dando mais tempo pra curtir as praias.


Se eu fosse novamente seria essa a opção que eu escolheria.

Essa opção de passeio para Isla Saona também inclui o almoço e tem mais paradas em pontos especialmente bonitos.


Por conta própria: barco público para Isla Saona

Foi assim que eu fui para a Isla Saona, sem excursão, pegando o barco público no porto de Bayahibe e dormindo na vila de Mano Juan. Não é muito difícil fazer isso, só precisa estar lá no horário certo, porque só tem um barco por dia.


Mas eu não sei se eu faria isso novamente. Só se fosse para ficar mais dias na ilha, como ficamos um só acabou não valendo a pena.

isla saona
Barco público para Isla Saona

A Isla Saona é uma ilha grande, tem o povoado de Mano Juan, onde o barco público deixa a gente e onde acontecem os almoços das excusões, mas além dessa praia e vila tem várias outras praias e é tudo longe. Saindo de Mano Juan tem duas praias principais que dá para chegar à pé, pro lado direito são 40 min andando até a praia e pro lado esquerdo 1h20.


Em Mano Juan tem algumas pousadinhas, bem pequenas e rústicas. Nós ficamos no Saona Eco Lodge, que eu não recomendo nem um pouco. Foi uma experiência bem ruim, o dono da pousada foi muito estúpido conosco, bem grosso e a nossa cabana cheirava à mofo. Pra mim que tenho rinite foi terrível. O espaço não correspondia às fotos do Booking, que provavelmente eram de anos atrás.


Mas se você quiser ficar hospedado na Isla Saona, nós passamos na frente de uma pousada que parecia muito legal, bem na beira da praia - muito melhor localizada e aparentemente mais limpa. Se eu fosse fazer essa experiência novamente ficaria pelo menos duas noites e ficaria nessa pousada, a Casa Rosada.



O barco público sai todos os dias do porto de Bayahibe às 9h e vai até Mano Juan. E sai de Mano Juan todos os dias às 14h30 e chega em Bayahibe.


O trajeto de barco custa 2.000 pesos por pessoa, ida e volta. E você precisa também ter uma pulseira de acesso ao parque nacional Cotubanamá, onde fica a Isla Saona. Essa pulseira custa 250 pesos e pode ser adquirida em uma casinha verde no estacionamento do porto de Bayahibe, eu indiquei onde no mapa acima.


Tirando a experiência conturbada com a pousada (saiba mais aqui) estar na Isla Saona foi muito lindo, tivemos uma tarde de praia privativa, porque não tinha absolutamente mais ninguém na praia onde fomos. Foi mágico ter uma praia paradisíaca no Caribe só pra gente.


isla saona

Como a maioria dos turistas vai pra Isla Saona com excursão, depois que passa o horário de pico fica bem vazio. Nós fomos andando em direção à Playa del Canto, mas nem chegamos lá, arranjamos um espaço pra nós entre os coqueiros e aproveitamos ali que não tinha ninguém.


Pegamos uma pizza na única pizzaria da Isla Saona, que é uma delícia! Pizza estilo italiana, por 500 pesos cada (pedimos 2 pizzas pra 3 pessoas, mas elas são individuais). A pizzaria é uma janelinha, que também é um mini mercado e está com a localização errada no Google. Vai pelo meu mapa acima que você vai achar! Eu fui pelo Google e demorei muito, a loc do Google dá num destacamento policial.


Você pega a pizza e vai comer na praia, ou na pousada.


Fotos da Isla Saona:



Comentarios


IMG_3225.jpg

Júlia Orige

Blogueira de viagem, formada em Jornalismo e apaixonada pelo mundo.

 

Buscando sempre te dar o caminho mais fácil pra conhecer cada lugar da melhor forma. 

Me conheça mais aqui

bottom of page