A hospedagem ideal para a sua viagem depende do seu perfil de viajante e do objetivo da sua viagem em específico. Sua escolha de hospedagem vai afetar bastante a sua experiência durante a viagem, então é bom escolher com carinho.
Existem alguns fatores que você deve levar em conta na hora de decidir se quer se hospedar em um hotel, um hostel ou um Airbnb: o seu orçamento, as pessoas que vão viajar com você (ou se você vai viajar sozinho), qual é o seu estilo de viagem e qual o objetivo dessa viagem específica.
Eu escolho acomodações diferentes conforme a viagem que estou indo. Depende se eu estarei trabalhando ou não, se estarei sozinha, quanto dinheiro tenho disponível e quanto tempo eu vou ficar na cidade.
Como escolher a melhor hospedagem pra sua viagem:
Hoje existem mil e uma possibilidades para se hospedar, desde os tradicionais hoteis, pousadas mais rústicas, hostels com quartos compartilhados, até casas na árvore você consegue encontrar.
Com a internet podemos reservar uma infinidade de locais facilmente.
Entenda como escolher entre hotel, hostel ou Airbnb e quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles:
Hotel | A hospedagem mais tradicional
O Hotel é a forma de acomodação mais tradicional dos viajantes, amado por todos. É perfeito para quem busca privacidade, conforto e aquele café da manhã especial.
Acho que todos nós viajantes já ficamos em um hotel, não é mesmo? Ele é a escolha favorita das famílias e dos casais.
A grande desvantagem do hotel é que o preço dele costuma ser o mais caro entre as três opções.
Vantagens do hotel:
Privacidade
Quarto só pra você
Café da manhã
Frigobar
Recepção
Serviço de quarto
Limpeza incluída
Desvantagens do hotel:
Preço
Horários não flexíveis de check-in e check-out
Não é possível cozinhar
Não existe muito contato com os outros hóspedes ou com os funcionários
Onde reservar um hotel?
Para fazer uma reserva em um hotel você pode ir diretamente no site do hotel, caso eles tenham um sistema de reserva online, pode fazer uma ligação ou reservar pelo Booking.com
Eu sempre faço minhas reservas pelo Booking, porque fica mais organizado, consigo consultar tudo por um app só e muitos hotéis e hostel oferecem um período de cancelamento gratuito. Então eu uso muito isso quando acho uma promo e ainda não tenho certeza de quantos dias vou ficar ou se vou para aquela cidade mesmo.
Agora vamos conhecer um pouco mais dos hostels....
Hostel | Para quem quer socializar
O hostel é uma forma de hospedagem focada no compartilhamento. Onde você pode dividir o quarto, a cozinha e os espaços comuns com outros viajantes. Isso possibilita uma troca de cultura bem mais intensa do que a hospedagem em um hotel.
É com base no compartilhamento de espaços que os hostels conseguem oferecer um preço bem mais acessível. O hostel é muito popular entre pessoas jovens que viajam com frequência, principalmente sozinhas.
Eu gosto bastante de me hospedar em hostels, nem tanto pela economia, mas porque me permite estar mais próxima da cultura local. Sempre tem hóspedes de perto, o contato com os funcionários é bem enriquecedor também.
Se você nunca ficou em um hostel aqui nesse vídeo tem 10 dias para sua primeira vez em um hostel
Alguns hostels oferecem quartos privados também, mas a regra geral é o quarto compartilhado, com várias camas.
Vantagens do hostel:
Facilidade para fazer amigos
Preço baixo
Geralmente tem uma ótima localização por um preço beeeem em conta
Muitos tem a cozinha disponível para os hóspedes
Proximidade com os funcionários para pedir dicas
Limpeza do quarto incluída
Desvantagens do hostel:
Falta de privacidade
Costuma ser mais barulhento
Não é muito legal para uma viagem romântica ou em família
Ficou curioso pra saber como é ficar em um hostel? Veja esse vídeo:
Onde reservar o hostel?
Para fazer sua reserva você pode buscar pelo hostel no Booking.com também, assim como o hotel. Alguns hostels oferecem reserva direta, via Whatsapp ou pelo site do hostel.
Airbnb | Pra quem quer se sentir em casa
Esse tipo de hospedagem é o que oferece maior variedade. No site da Airbnb você encontra apartamentos inteiros para alugar por dia, quartos, casas na árvore, vans e até barracas.
Nesse modelo de hospedagem você aluga uma casa ou uma parte dela por alguns dias. O grande diferencial é que você (geralmente) não está alugando de uma empresa, mas de outra pessoa, que disponibiliza a sua propriedade através do Airbnb.
O mais legal desse tipo de acomodação é que você se sente realmente em casa, então pra quem trabalha viajando e vai ficar bastante tempo é uma ótima ideia. Também compensa muito quando você está viajando com amigos.
Vantagens do Airbnb:
Você pode alugar a propriedade inteira, com cozinha, sala, etc
Saí mais em conta se você ficar vários dias
Se sente em casa de verdade
Desvantagens do Airbnb
Nem sempre a limpeza está inclusa, e mesmo quando está você não pode deixar tudo uma bagunça
Existe uma maior margem para golpes de ambas as partes (você chegar em um apto com algo quebrado e a pessoa dizer que foi você que quebrou, por exemplo)
Não tem recepção
Onde reservar o Airbnb?
O Airbnb na verdade é uma marca, um site que faz esse tipo de aluguel por temporada. Apesar de existirem outros sites que fazem o mesmo serviço hoje. Clique aqui para procurar um Airbnb
Com essas informações você vai conseguir decidir melhor qual é o tipo de hospedagem que combina perfeitamente com essa viagem que você está planejando!
Se você gosta de dicas de viagem, me siga no Instagram, estou compartilhando diariamente novos conteúdos
Comentarios