O Castelinho Caracol é uma das residências mais antigas da região, construído por uma família de descendência alemã no início do século 20. Hoje é um museu muito fofo e bem preservado, mostrando a cultura da imigração na Serra Gaúcha. É um passeio imperdível para quem ama cultura e história - e um bom café da tarde.
Eu fui visitar o Castelinho Caracol em Canela atraída principalmente pela beleza da construção, tinha visto algumas fotos na internet e me encantei. Não sabia o quão completo ele era por dentro, essa parte me surpreendeu bastante.
O Castelinho Caracol foi uma residência, de uma família rica da região, construído pelo casal Pedro Franzen e Luiza Sommer. Apesar de ter sido adaptado para museu e casa de chá, boa parte dos cômodos permanece como foram utilizados.
Você consegue ver como a família vivia na casa, num mergulho no século passado.
Além da beleza da casa em si, os arredores são muito bonitos também. Na propriedade do Castelinho Caracol passa o Arroio Caracol, um curso de água que dá todo um charme pra natureza.
História do Castelinho Caracol
Construído no começo do século 20, o Castelinho Caracol é uma das primeiras residências de Canela. Ele foi feito todo de madeira de araucária, que é bem típico da região serrana.
Um dos destaques da construção é que ela foi feita toda sem pregos, com um sistema de encaixes e parafusos. E as tábuas do Castelinho Caracol foram tratadas biologicamente, ou seja, ficaram imersas nas águas do Arroio Caracol por 6 meses e depois armazenadas na sombra para secar.
A casa tem 18 cômodos e começou a ser chamada de Castelinho Caracol porque parece um castelo mesmo.
O castelinho foi habitado até 1980 pela filha mais velha do casal, a Irene. E em 1985 a residência se transformou em museu e casa de chá.
As receitas feitas no Castelinho Caracol são de herança da família Franzen! E são uma delícia, eu provei.
Como é a visita ao Castelinho Caracol em Canela?
Na visita ao Castelinho Caracol você vai passar por um museu na parte externa de ferramentas que se utilizavam para o cultivo e produção de alimentos na região no século passado. Tem outras construções menores também no terreno, incluindo uma casa simples onde o casal morou nos dois anos que demoraram para o Castelinho Caracol ficar pronto.
Você tem acesso livre ao castelinho para ver os dois andares e seus cômodos. E na parte de baixo do Castelinho Caracol há uma casa de chá, que serve o melhor Apfelstrudel da Serra Gaúcha, acompanhado de creme de nata ou de sorvete de creme.
Eu fiz um vídeo mostrando a visita ao Castelinho Caracol se você quiser ver:
Veja mais dicas de viagem de Gramado e Canela:
Mapa de viagem de Gramado e Canela
Vai viajar pra Serra Gaúcha? Dá uma olhada no meu Mapa de viagem de Gramado e Canela, que é um infoproduto que eu criei pra te ajudar a planejar a sua viagem - e pra me ajudar a manter o blog.
É um guia de viagem em formato de mapa, onde você consegue navegar clicando nos ícones e ver as informações mais detalhadas. Se quiser ver um pouquinho do mapa por dentro, dá uma olhada nesse vídeo aqui, é o vídeo que eu uso pra mostrar como usar o mapa para quem compra o produto. Nele você consegue ver como é a navegabilidade e um pouco das informações adicionais.
No Mapa de viagem de Gramado e Canela você encontra:
Dicas de hospedagem bem localizadas e avaliadas
Airbnbs extraordinários (cabanas românticas)
Atrações turísticas
Atrações turísticas com desconto
Atrações turísticas gratuitas
Atrações temáticas
Melhores restaurantes e cafés
Restaurantes que aceitam descontos do Prime Gourmet
Lojas de chocolate de Gramado
Uma espiadinha no mapa (print):
Cada ícone tem informações importantes dentro, como dicas pra comprar os ingressos mais baratos, horário de funcionamento, o que eu achei do local e o que mais for relevante para planejar a sua viagem de forma mais assertiva.
Comments