Uma das paisagens mais impressionantes que eu já vi, Cajon del Maipo é o nome de uma região próxima a Santiago. O passeio a Cajon del Maipo normalmente significa a visita à Embalse al Yeso, que é um lago no meio da Cordilheira dos Andes.
Há também piscinas termais, trekkings e piqueniques na cordilheira.
Cajon del Maipo fica a 110km de Santiago, sendo um bate e volta perfeito para complementar sua viagem ao Chile.
Esse é um passeio que é bem difícil de fazer sozinho, os ônibus de linha levam apenas até Baños Morales. Dali você pode fazer um trekking bem interessante com paisagens lindas, mas é um trajeto difícil e provavelmente você não vai conseguir ver todas as atrações que veria com um passeio de van ou carro.
Para visitar Cajon del Maipo as duas opções principais são: contratar um passeio de dia inteiro com uma agência turística ou alugar um carro. O valor do passeio guiado custa de 35.000 pesos (uns 200 reais) à 50.000 pesos. A diferença é por conta das atrações incluídas ou não.
A entrada no parque custa 2.000 pesos, caso você vá de carro.
Acredito que ir de carro seja tranquilo quando está sem neve, a estrada é bem ok, apesar de ser de chão. Porém a altitude pode pesar um pouco, eu fui com um passeio mas teve alguns momentos que baixou muito minha pressão e eu dei uma leve desmaiada.
Se eu fosse de novo dirigindo, eu levaria uma coca cola e um pacote de sal - e alguém do meu lado. Mas isso é porque a minha pressão já é baixa normalmente.
Indicação de agência para o passeio de Cajon del Maipo:
Eu fui com a Smart Tour, que é uma agência brasileira no Chile. Recomendo bastante, o atendimento é ótimo, os preços são em conta e o tour guiado é por brasileiros, então é em português.
Sempre que eu faço esses tours e busco agências brasileiras, sempre tem uma.
Como é o passeio para Cajon del Maipo com a Smart Tour
Eles buscaram a gente no Airbnb com uma van, a primeira parada do passeio foi num ponto de apoio de turismo na cidadezinha de San José del Maipo, com cafézinho na base da Cordilheira dos Andes. Eu achei a vista desse lugar incrível.
Atenção: eu fiz essa viagem em abril (de 2019), em Santiago estava bem calor, mas em Cajon del Maipo é frio pra diabo. Leve roupa de inverno.
Depois paramos no Túnel del Tinoco, um local histórico quase chegando na Cordilheira. Ali o guia nos explicou a história do local. No meu vlog de viagem para Cajon del Maipo eu conto tudo certinho (assista aqui).
A própria estrada aqui é linda. O túnel em si é simples, mas a paisagem ao redor impressiona.
Depois de prestar saudações ao Willy, o espírito de um rapaz que morreu no túnel, seguimos para Embalse el Yeso. Que é um lago à 2.500 metros do nível do mar.
Esse lugar é de tirar o fôlego, incrível mesmo. O passeio é bem contemplativo. Passamos um tempo ali, admirando o local.
Embalse el Yeso tem águas potáveis e é ele que abastece a cidade de Santiago.
Atenção: Cajon del Maipo é um lugar com bem pouca estrutura de recepção de turistas, é bem difícil achar banheiros, não há lojas de tipo nenhum e a companhia que você vai ter aqui é dos trilheiros no topo das montanhas ou outros grupos de viagem. Vá preparado, leve água e comida.
Depois seguimos o passeio para a parte final, nesse dia as piscinas termais estavam fechadas então acabamos o passeio mais cedo do que era suposto.
A Smart Tour oferece um piquenique no meio da Cordilheira dos Andes, com vinho chileno é claro.
A paisagem aqui é bem árida, mas linda.
Na parada para o piquenique havia um banheiro disponível para os turistas, mas era preciso pagar para utilizar.
Vai viajar para fora do Brasil? Abra sua conta global na Nomad e ganhe US$ 10 com o código JULIAORIGE (saiba mais aqui)
Veja mais sobre o passeio à Cajon del Maipo no meu vlog do Chile:
Comentários