A Serra Gaúcha é famosa no Brasil inteiro pelos vinhos e pelas cidades de Gramado e Canela, que disparam no cenário turístico. É uma região lindíssima e fria, que atrai muitos viajantes em busca de experimentar um clima de inverno de verdade.
Apesar de na Serra Catarinense ter mais chances de nevar, a vizinha de baixo, a Serra Gaúcha tem mais estrutura para receber turistas. Você vai encontrar atrações para todos os gostos e pra toda a família.
Além de Gramado e Canela existem várias cidades da Serra Gaúcha que valem a pena colocar em um roteiro de viagem. Separei aqui uma lista com 8 cidades da Serra Gaúcha pra você conhecer.
Onde fica a Serra Gaúcha?
A Serra Gaúcha fica no Rio Grande do Sul, a cerca de 2hrs de carro da capital Porto Alegre. A maior cidade da região é Caxias do Sul e a única que tem aeroporto.
A rota mais comum para chegar nas cidades da Serra Gaúcha é via aeroporto de Porto Alegre, e a forma mais cômoda de conhecer a região é de carro. Se você não estiver de carro talvez perca algumas atrações mais no interior.
É uma região com muitas cidadezinhas e paisagens, que vale muito a pena ser explorada com calma e parando. Por isso eu recomendo muito que você alugue um carro, se estiver indo de avião. Mas se o seu foco é Gramado e Canela, consegue fazer a maior parte com Uber.
As cidades da Serra Gaúcha são divididas por região de colonização: região das hortências (imigração alemã), região da serra (imigração italiana) e regiao dos campos de cima da serra (uma imigração mais antiga, não essa recente europeia, é conhecida como gaúcha).
Serra Gaúcha: região das hortênsias
É a região onde estão Gramado e Canela, as cidades mais famosas da Serra Gaúcha. Essa região é de imigração principalmente alemã e se percebe nos costumes, na arquitetura e nos famosos cafés coloniais, que nasceram ali.
Inclusive o primeiro café colonial do Brasil fica em Gramado, é o Bela Vista e você consegue comprar o ingresso com desconto aqui.
Serra Gaúcha: região da serra
Conhecida como região da serra ou dos vinhos, é a região do enoturismo, englobando Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. São cidades colonizadas pelos italianos e tem uma forte influência da cultura italiana, inclusive no dialeto que é falado no interior. Muitos dos mais velhos ainda falam muita coisa em italiano e com sotaque italiano.
Essa região é responsável por 80% da produção de vinhos e espumantes do Brasil.
Serra Gaúcha: região dos campos de cima da serra
São cidades mais rurais, sem tanta interferência da colonização e mais centrada na vida no campo. As atrações turísticas da região dos campos de cima da serra são paisagens naturais, principalmente os cânions.
8 cidades da Serra Gaúcha pra conhecer
A Serra Gaúcha tem 28 cidades, mas nem todas tem atrações turísticas. Separei aqui uma lista com as cidades que você deve incluir em um roteiro pela serra.
Mapa das cidades da Serra Gaúcha
Fiz um mapa com as cidades da Serra Gaúcha que são mais turísticas e que vale a pena a visita. Esse mapa é uma versão simplificada dos mapas que eu faço pra vender aqui na lojinha e que você pode usar pra montar seus roteiros de viagem.
Clique nos ícones para navegar ou abra o mapa em outra aba.
1. Gramado
A mais famosa das cidades da Serra Gaúcha, Gramado é um polo turístico a nível internacional. Tem uma estrutura fantástica para receber os viajantes, com atrações ao ar livre, indoor, temáticas e até com neve (Snowland).
A região cresceu muito nos últimos anos e não para de se destacar. Nasceu como um local de turismo rural, pelas belas paisagens e costumes alemães e italianos. Mas hoje é algo muito além disso, existe a parte rural ainda que vale muito a pena conhecer, porém hoje ela é a parte menos visitada de Gramado.
O que mais chama a atenção em Gramado é a gastronomia, as atrações temáticas como a Pizzaria Cara de Mau, ou o Restaurante da Alice e o Chapeleiro, o clima romântico e os parques interativos.
Se a Disney fosse fazer um parque temático de Europa no Brasil seria igualzinho a Gramado.
O que fazer em Gramado:
Visitar o Olivas de Gramado, um parque no topo dos cânions com vistas incríveis e uma plantação de 12 mil oliveiras
Conhecer a Snowland, um parque de neve indoor
Se encante no Mini Mundo, um parque de miniaturas e uma das atrações mais tradicionais de Gramado
Experimente um café colonial
Vá a uma das famosas pizzarias temáticas em Gramado
Passeie pelo centro e pela Av. Borges de Medeiros, onde tudo é muito fofo
Não deixe de experimentar os pães e cucas dos Fornos de Gramado na praça das Etnias
Onde se hospedar em Gramado:
Villa Itália para uma experiência mais rural e tradicional, precisa estar de carro
Hotel Colline de France, eleito o melhor hotel do mundo pelo Tripadvisor
Pousada Quinta do Vale, se você estiver viajando no modo econômico
Bavária Sport Hotel, pra ficar bem perto do centro
Dica para economizar: em Gramado e Canela é muito comum o uso de apps de desconto, o que eu mais gosto e indico é o Prime Gourmet. É um app por assinatura que dá direito a vouchers de 2 por 1 em restaurantes, atrações e hoteis. Eu já economizei mais de 2 mil reais com ele. Se for assinar, eu consegui um cupom de desconto pros meus leitores, é JULIAORIGE, só usar na hora de assinar.
2. Canela
Canela fica ao lado de Gramado e normalmente é visitada em conjunto. Tem algumas atrações muito famosas como o Skyglass, que é uma plataforma de vidro suspensa, o Space Adventure, um museu dedicado às missões espaciais da NASA e o Parque Caracol, que tem uma vista linda pra Cascata do Caracol.
Não deixe de visitar o centro de Canela, com a icônica Catedral de Pedra, erguida em estilo gótico, e de ir até a Vinícola Jolimont fazer uma degustação de vinhos.
Outra atração que eu gostei muito em Canela foi o Castelinho Caracol, que é uma das casas mais antigas da região, construída num esquema de encaixes, sem parafusos. Ela parece um castelinho mesmo e hoje é um museu e casa de chá. Vale a pena experimentar o Strudel de lá.
O que fazer em Canela?
Teste o seu medo de altura no Skyglass
Experimente o strudel de maça do Castelinho Caracol
Aprendas sobre as missões da NASA no Space Adventure
Explore a história das máquinas à vapor no Mundo À Vapor
Faça uma degustação de vinhos na Vinícola Jolimont
Entre em contato com a natureza no Parque Caracol
Se deslumbre com a imponência da Catedral de Pedra
Onde se hospedar em Canela?
Nesse airbnb com banheira, se você busca um chalé romântico
Na Pousada Bello Outono, para praticidade, boa localização e uma experiência confortável por um preço econômico
No Jangal das Araucárias Swan Design Hotel para uma experiência de hospedagem exclusiva
3. Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é a capital brasileira do vinho e a cidade mais famosa da Serra Gaúcha para quem vai pelo enoturismo. Você pode conhecer vinícolas de destaque nacional, como a Miolo e a Casa Valduga e andar de Maria Fumaça.
É um destino de viagem perfeito para casais que querem uns dias de tranquilidade e belas paisagens. Em Bento Gonçalves fica o Spa do Vinho, um hotel que reproduz a paisagem da Toscana e é lindo de morrer. Se você quer uma hospedagem exclusiva, recomendo dar uma olhada.
O que fazer em Bento Gonçalves:
Conheça os Caminhos de Pedra, uma rota de casas históricas
Faça degustações no Vale dos Vinhedos
Experimente uma cantina italiana
Vá no Parque de Aventuras Gasper
Bata uma foto no Pórtico Pipa, que é um grande barril de vinho
Faça um passeio de Maria Fumaça
Onde se hospedar em Bento Gonçalves:
Spa do Vinho no Vale dos Vinhedos para ser transportado para a Toscana
Vista Vigneti Albergo & Vino no Vale dos Vinhedos, para algo confortável mas um pouco mais barato
Pousada Casa Tasca para uma hospedagem econômica
4. Nova Petrópolis
5. Garibaldi
Garibaldi é uma das cidades da Serra Gaúcha de forte imigração italiana e é berço do primeiro espumante do país, feito pela Vinícola Peterlongo. Hoje Garibaldi faz parte da Rota dos Espumantes, que tem 20 vinícolas para você conhecer, incluindo a Chandon.
O que fazer em Garibaldi:
Conhecer a estação ferroviária de Garibaldi
Fazer a Rota dos Espumantes e visitar a Vinícola Chandon
Experimentar as delícias da Rota do Sabor
Onde ficar em Garibaldi:
Hotel Casacurta para ficar em um local lindo
Pousada dos Frades para uma estadia econômica
6. São Francisco de Paula
Conhecida pelos íntimos como "São Chico", é uma cidade entre a região das hortências e a região dos campos de cima. É uma cidade pequena, com 22 mil habitantes e paisagens lindas. É em São Franscisco de Paula que fica o Mátria Parque das Flores, um jardim gigantesco que forma uma obra de arte a céu aberto com seus canteiros.
Se você gosta de trilhas e paisagens naturais, vale a pena conferir o Parque das Oito Cachoeiras.
O que fazer em São Franscisco de Paula:
Conhecer o Mátria Parque de Flores (dica, tem descontos de 2 por 1 com o Prime Gourmet Gramado e Canela - cupom de desconto JULIAORIGE)
Se encantar com as quedas d'água no Parque das Cascatas
Ver a Barragem do Salto
Onde ficar em São Francisco de Paula:
Pousada do Engenho para uma experiência de luxo em cabanas
Hotel Village da Serra para uma hospedagem confortável
7. Caxias do Sul
A maior das cidades da Serra Gaúcha e a única que tem aeroporto, aliás, é a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul. Tem clima de cidade grande misturado com interior, é um polo industrial e ao mesmo tempo uma região de produção de vinhos.
Caxias do Sul fica na parte da Serra que foi colonizada por italianos, então você vai encontrar muitas cantinas para experimentar a comida tradicional do sul.
Se for passar uns dias por Caxias do Sul pode colocar no roteiro uma das vinícolas da região, como a Tonet ou a Grutinha.
O que fazer em Caxias do Sul:
Conhecer a Catedral de Caxias do Sul
Ir ao Jardim Botânico
Ver o interior da Igreja de São Pelegrino
Aprender sobre a imigração local no Museu Casa de Pedra
Conheça uma capela escavada em uma gruta, na Gruta da Terceira Légua
Onde ficar em Caxias do Sul:
Blue Tree Towers para uma estadia confortável
Casa do Rogério Hostel para uma estadia econômica
8. Antônio Prado
Considerada a cidade mais italiana do Brasil, em Antônio Prado é comum sair na rua e ouvir os moradores falando italiano - ou o dialeto vêneto. É uma das cidades da Serra Gaúcha de vinhedos, se você quiser ver a colheita da uva vá de janeiro à início de março.
O que fazer em Antônio Prado:
Conhecer o centro histórico
Ir até os mirantes das Cascatas da Usina
Participar da Noite Italiana, uma festa italiana que acontece em dois finais de semana de agosto todos os anos
Onde ficar em Antônio Prado:
Lista completa com todas as cidades da Serra Gaúcha em ordem:
André da Rocha
Antônio Prado
Barão
Bento Gonçalves
Bom Jesus
Canela
Cambará do Sul
Campestre da Serra
Carlos Barbosa
Coronel Pilar
Cotiporã
Farroupilha
Flores da Cunha
Garibaldi
Gramado
Guaporé
Ipê
Jaquirana
Marau
Monte Alegre dos Campos
Monte Belo do Sul
Muitos Capões
Nova Alvorada
Nova Araçá
Nova Bassano
Nova Pádua
Nova Prata
Nova Roma do Sul
Picada Café
Pinhal da Serra
Pinto Bandeira
Protásio Alves
Santa Tereza
Santo Antônio do Palma
São Francisco de Paula
São José dos Ausentes
São Marcos
São Valentim do Sul
Serafina Corrêa
Vacaria
Vila Flores
Vila Maria
Vista Alegre do Prata
Comments