Andar pelas ruas de Praga é como estar num filme. E de fato, muitos filmes foram rodados ali, como o clássico Amadeus e mesmo o Casino Royale, com James Bond. A cidade tem becos medievais, pontes lindas, castelos, praças e edifícios estonteantes. E um orçamento modesto frente às outras capitais europeias que poderiam oferecer um cenário parecido. A cidade toda é um museu a céu aberto, claro, mas se você vai viajar deve saber o que ver em Praga, quais são as atrações principais que você não pode perder?
O que ver em Praga?
1. Castelo de Praga
É um complexo de edifícios históricos que foi sede do poder político e religioso da República Tcheca desde o século 9. O monumento mais impressionante do Castelo de Praga é a Catedral de São Vito, que se destaca na paisagem de longe.
2. Biblioteca de Strahov
Foto: Divulgação
Essa biblioteca incrível fica no Mosteiro de Strahov, numa colina ao lado do Castelo de Praga. Para conseguir visitar a biblioteca mesmo, por dentro, é preciso marcar por telefone uma visita guiada. Caso você chegue sem marcação, poderá ver só um pedaço do local. Mas já é o suficiente para se deslumbrar. Se quiser marcar a visita guiada, veja aqui.
3. Orloj
O Orloj é o relógio astronômico de Praga e fica na praça central da cidade velha. Ele é o mais antigo relógio astronômico ainda em funcionamento, desde o século 15, e as lendas da cidade dizem que quem desenhou o relógio foi cegado para que não pudesse fazer outro tão bonito quanto este e ofuscar o de Praga. Todas as horas durante o dia, quando vira a hora, há uma "apresentação" que junta umas tantas centenas de turistas. Mas que consiste em essas estatuazinhas balançarem e soarem as badaladas.
4. Ponte Charles
É uma das principais atrações da cidade. Uma ponte medieval do século 14, construída no estilo gótico. Ao longo da ponte você pode observar as suas estátuas, que fazem a Ponte Charles tão especial. A travessia é exclusiva para pedestres e eu recomendo uma visita ao nascer do sol, quando a luz deixa tudo mais bonito e há poucos turistas.
5. Rio Moldava
O rio que corta a cidade de Praga é tão belo que precisa ser observado de vários ângulos.
6. Cemitério Judeu
Foto: avantgarde-prague
Praga foi o lar de milhares de judeus durante séculos antes da Segunda Guerra Mundial. A maioria deles foi deportada durante o Holocausto. O bairro judeu de Praga é de antes da guerra. O cemitério judeu foi utilizado do século 15 ao 18. O passeio por ali faz parte de uma rota pelas Sinagogas, também antigas.